Pesquisa mostra que óculos lideram as intenções de compra dos catarinenses
21-11-2010 10:52De novembro de 2010 a janeiro de 2011, 25% da população catarinense pretende gastar com óculos de sol ou grau. Já 24% pretende comprar materiais de construção e 23% deve adquirir móveis residenciais.
Esses números fazem parte do Índice de Predição do Mercado, uma previsão do comportamento de consumo baseado na pré-disposição de compra das famílias catarinenses e em suas avaliações do ambiente econômico. O índice foi elaborado pela primeira vez pelo Instituto Mapa e pela Associação dos Dirigentes de Venda de Santa Catarina.
a pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 9 de novembro e envolveu 630 famílias catarinenses. Segundo o presidente do Instituto Mapa, José Nazareno Vieira, foram abrangidas 19 cidades do Estado.
— Esses municípios foram escolhidos pela densidade populacional. Os maiores aqueles que, supostamente, tem maior nível de consumo — diz.
Entre os outros itens que também estão na lista de preferência dos consumidores estão eletroeletrônicos da linha branca (14%), aparelhos celulares (12%) e carros ou motos (9%). Entre os semi-duráveis e não-duráveis, a previsão é que os entrevistados consumam 48% a mais em relação ao trimestre anterior.
De acordo com a presidente da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/SC), Maria Carolina Linhares, os números ajudam os comerciantes a programar ações para aumentar o faturamento.
A pesquisa mostra ainda que 58% dos entrevistados acreditam que a economia dos familiares está razoável, 35% dizem que está boa, 7% acham que está ruim. O décimo terceiro salário será usado por 34% dos entrevistados para pagar dívidas.
Fonte: Diário Catarinense
———
Voltar